O início

Eu nunca havia pensado em sair do Brasil. Imagina se eu iria deixar para trás meu país, minha família, amigos, a cultura brasileira, minhas raízes! Até que um dia surgiu a chance. Deu um medo tremendo, mas a oportunidade era única, então eu fui. Eu vim. Treze anos depois, tendo passado por Canadá e agora morando na Califórnia, acho que fiz a coisa certa.

Sair do país de origem não é pra todo mundo. Não é pra qualquer um. É difícil por causa do receio do desconhecido, da língua e cultura que são diferentes, do ‘estar longe do que voce conheceu a vida inteira’.  Bate a saudade, sempre. Não te larga a danada da saudade (as vezes ela diminui um pouco, mas tá sempre lá: saudade da comida, da família, do pessoal, dos lugares)!!! Quem sai não é melhor nem pior do que quem fica: quem sai do seu próprio país pra viver em outro só tomou uma decisão diferente.

Quem sai, às vezes, não tem perspectiva nenhuma de melhora no seu lugar de origem. Então se arrisca pois já não tinha mesmo nada a perder. Há quem saia também por causa de trabalho, para estudar, só pra fazer turismo…e acaba ficando.

Viver no exterior, sem dúvida, te mostra coisas que voce não teria como viver na sua terra natal. Te ensina a se virar num ambiente que a princípio não é seu. Te faz crescer pois você vê que tem que se adaptar, querendo ou não. Te faz mais tolerante e um pouco mais paciente. Te traz uma perspectiva de vida diferente: fora do seu país voce é um cidadão do mundo — que aliás, aos poucos você vê que nem é tão grande assim : ))

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

