Cuidado com os brasileiros!

Ouvi outro dia de uma amiga: ‘minha sogra vive me falando pra ter cuidado com as amizades brasileiras’.

Coisa chata essa. A sogra dela pode até ter tido boas intenções, mas também não é assim.

Eu ja tive um problemão com um ‘compatriota’. Um brasileiro em quem confiei e que no final me enganou feio. O cara, pra resumir, me contratou  e  pagou somente 1/3 do trabalho que eu fiz para ele — que aliás tinha sido combinado e registrado em contrato (tá bom, eu agora podia aproveitar e adicionar ‘isso é o resultado de trabalhar para político brasileiro’, pois o sujeito havia saído do Brasil desiludido por ter perdido a reeleição — mas aí eu é que estou generalizando). Enfim, eu mesma já tive pelo menos uma experiência muito ruim de lidar com brasileiro. Mas não acho que todo brasileiro que encontro no exterior é ruim ou desonesto. Ha muito brasileiro que é exemplo de retidão e que não vai passar ninguém pra trás–seja o outro brasuca, inglês, sueco, americano etc.

Gente boa há em todo lugar. Gente ruim também. Mas vivendo fora do Brasil a gente exacerba a tendência a colocar todo mundo no mesmo saco. Somos ótimos em achar que o povo brasileiro é fraco, desonesto no geral, sem vontade e por aí vai.

Uma pena que o estereótipo esteja estabelecido, mas individualmente a gente poderia melhorar as coisas, certo?

Tendo convivido com culturas bem diferentes da nossa e com brasucas com experiência de vida no exterior, eu posso dizer uma coisa com certeza: brasileiro é um povo espalhado pelo mundo que tem problemas em se unir principalmente quando está fora da ‘terrinha’. Sim, aqui fora nós somos cheios de cuidados quando se trata de lidar com outros brasileiros. Evitamos a cultura, as pessoas, até a língua se for possível na tentativa de nos ‘purificarmos’. Por outro lado deixamos de fazer novas amizades, conhecer outras pessoas que compartilham das nossas raízes… e não ajudamos em nada as comunidades brasileiras no exterior a serem mais fortes, conscientes, unidas na luta pelos  interesses comuns.

Então esse post um tantinho polêmico é prá pensar…vale a pena ‘ter cuidado com os brasileiros’? O que voce acha?

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “Cuidado com os brasileiros!”

  1. Ivan Froes Says:

    Aqui em Kiev todos os brasileiros que eu conheci são legais e de certa forma “confiáveis”, afinal de contas, nunca tive problemas com eles. Confesso que não me misturo muito com brasileiros, pois não tenho muito em comum o pessoal por aqui, mas às vezes a gente se encontra… Somos poucos por essas bandas… Pelo que sei por aqui na Ucrânia moram uns 50 brasileiros, ou menos.

    Ivan
    http://ivanfroes.wordpress.com

  2. locacinoca Says:

    Eu acho que vale a pena ter cuidado com as pessoas. Mas a mania, hábito, ou seja lá o que for, que o brasileiro tem de se autodiscriminar pra mim é incompreensível. Até parece que se considera (a si mesmo) o menos certo, o menos inteligente, o menos capaz. Mas como uma forma de negar isto, transfere o desprezo próprio para o conterrâneo. Curioso isto. Merecia um estudo científico.

  3. brazileira_Seattle Says:

    Depois de 10 anos vivendo aqui nos Estado Unidos, posso dizer que e dificil mesmo achar brasileiro que se possa confiar e fazer amizade. Brasileiro no exterior tem vergonha de ser brasileiro, nao gosta de se misturar e faz o possivel e o impossivel para se passar como americano. Eu sou casada com americano, mas tento a todo custo manter a minhas raizes , tradicoes e passar a lingua e cultura aos meus filhos. O mais dificil pra mim e ver brasileiros que nem a lingua ensina aos filhos. Que pena !

  4. vivendonoexterior Says:

    Pois é…é uma pena ver que nosso povo é tão desunido dentro e fora do país…

Deixe uma resposta

