Faz frio em Kiev e chove em São Francisco

Estive lendo no blog do Ivan Froes, brasileiro na Ucrania, que a temperatura em Kiev hoje está uma gracinha: -12° C.

Gente, -12° C é frio demais. Depois de viver no Canadá por seis anos e aguentar uns invernozinhos exagerados cheios de nevascas, tempestades de gelo e neve suficiente pra interromper trânsito em estrada federal, eu cheguei à conclusão que -10° C é o máximo (ou seria o mínimo?) de frio que eu aguento estando super agasalhada e por cinco minutos ao ar livre. Acho que por isso eu nunca consegui apreciar os tais esportes de inverno: não consegui gostar daquele frio excessivo.

Nesse ponto a Califórnia é perfeita, mesmo na parte norte aonde as temperaturas abaixam com mais frequencia. Aí vai um resuminho das estações do ano pelas bandas de cá:

Verão: quente. Não quentura úmida, mas quente seco, que deixa voce feliz pois tá de de camiseta mas não está suando em bicas. Céu azul TODOS os dias. Não chove (eu sei, é esquisito mas voce se acostuma e passa a adorar, é o maior alto astral, praticamente nada atrapalha a sua praia ou seu passeio ao parque).

Outono: lindo. Folhas amarelas, vermelhas, cor de laranja, marrons. Friozinho à noite se voce estiver de São Francisco para o norte. Senão, é só a continuação do verão, mesmo.

Inverno: friozinho, mais pra úmido do que pra seco (é no inverno, a partir de dezembro, que comeca FINALMENTE a chover na Califórnia). Na região de São Francisco e na chamada Bay Area em geral acontecem os fogs…voce se sente em Londres. É quando voce tira do armário seu casaco de lã, luvas e cachecol e fica, como diz uma amiga minha, chiquérrimo (a). Mas é o frio perfeito, suficiente pra voce ter a sensação de que está experimentando um inverno sem maiores sofrimentos.

Primavera: às vezes bate um friozinho. Mas quem vai se preocupar com isso? Tá todo mundo torcendo pro verão chegar–e com ele, as férias, o sol, a praia, os passeios de bicicleta, as caminhadas…

Pois é, a Califórnia é assim. Entenderam agora porque uma região aonde o custo de vida é dos mais altos dos EUA e aonde terremotos acontecem todo dia/toda hora (e que provavelmente vai ter um outro movimento tectônico pesado nos próximos 20 anos) tá lotada de gente?

2 Respostas to “Faz frio em Kiev e chove em São Francisco”

  1. Ivan Froes Says:

    Gostei do trecho: “a temperatura em Kiev hoje está uma gracinha: -12° C”.🙂

  2. Telma Says:

    Não conheço a California em Fevereiro. Gostaria de levar meus pais comigo neste próximo fev/2010; incluiria São Franciso até Los Angeles e depois Vegas. Mas estou com medo de chover muito em São Francisco e ficarmos “presos”. O seu relato me animou, é muito coerente e divertido !!
    Mas será que pode ser melhor do que no verão (apesar de em Vegas: média de 33oC) ? O que acha ?

Deixe uma resposta

