San Francisco x São Francisco

Lendo o Chá de Hortelã há dois dias atrás, vi o comentário da Liliana, dona do blog, que mora em São Francisco Xavier (no estado de São Paulo, Brasil), em que ela diz que sempre achou que a cidade dela é irmã de San Francisco (na Califórnia, EUA).

Eu não pude resistir e deixei meu comentário… que reproduzo, sem maiores delongas, abaixo:

Eu nunca fui a São Francisco Xavier, mas moro na área de San Francisco (da Califórnia) há quase quatro anos.

San Francisco da Califórnia é uma cidade super interessante. É parecida com o Rio de Janeiro, aonde eu nasci: tem a geografia recortada como a do Rio, linda com suas montanhas, mar e bastante verde. Tem as praias também, que aqui são frias mas lindas e bem mais limpas do que as opções cariocas– em pleno Pacífico, eu sempre fico querendo avistar o Japão : )))

San Francisco também tem a agitação cultural do Rio: sempre alguma coisa diferente e/ou exótica acontecendo, sempre uma maluquice ou grande insight artístico dependendo de quem analisa, rolando. Há também muitas passeatas de motivação ecologica e política (atualmente super calmas comparadas com as dos anos 60 e 70). O povo aqui é bem politizado e informado comparado com o resto do país.

Tem uma parte da cidade aqui aonde há grande concentração de homossexuais, que vivem na paz, sem serem perturbados, se abraçando, se beijando, andando de mãos dadas pelas ruas sem ninguém ligar ou apedrejar. Isso no Rio de Janeiro infelizmente não acontece; as pessoas ainda não amadureceram o suficiente para respeitar os direitos alheios (no Rio de Janeiro voce ve coisas muito mais radicais mesmo em público entre homens e mulheres, mas dois homens de mãos dadas, nunca, não pode).

San Francisco é uma cidade aonde só chove por tres, quatro meses do ano– durante o inverno. O resto do ano é ceu azul, com temperatura bem decente comparada com outras cidades mundiais. Dependendo dos ventos e correntes, há a neblina espessa do fog que dá a cidade um ar meio londrino. Mas neve, gelo, frio cortante, aqui não há, pra alegria de muitos (minha inclusive).

Uma coisa de que eu gosto muito aqui: a diversidade cultural. Tem chinês, italiano, brasileiro, russo… até americano tem aqui em Sanfra! Andando em Sanfra voce escuta muitas línguas diferentes. Há partes da cidade que são praticamente tomadas por certas comunidades, como Little Italy, Chinatown etc. Por conta disso voce encontra restaurantes com provavelmente qualquer tipos de culinária do planeta (tem até restaurante com a chamada “authentic american cuisine”– hamburguer com fritas, cachorro quente etc).

Em Sanfra, recentemente, a prefeitura baniu o uso de sacolas plásticas nos supermercados na tentativa de conter a poluição causada pelos mesmos. Sanfra e assim: muuuitas ações ecológicas, políticas e sociais que depois chegam ao resto do país se iniciam aqui. É decidamente uma cidade de vanguarda.

Os lados desagradáveis de Sanfra:

– o custo de vida na cidade é super alto. Com limitações para construção e alta demanda por habitação, os custos de moradia aqui são às vezes irreais, e é um dos dois mais elevados do país;

– nao tem vôo direto pro Brasil;

– os terremotos: a terra chacoalha aqui praticamente todos os dias. Localizada sobre uma grande falha geológica, Sanfra, segundo os especialistas, tem um potencial grande de passar por um terremoto brutal dentro dos próximos 25 anos. Mas o povo não está nem aí… a cidade continua atraindo gente de todos os cantos do mundo, todos os dias, mesmo assim. A cidade continua encantando os visitantes e moradores com sua beleza e charme.

E voce? Aonde está? De onde vem?

3 Respostas to “San Francisco x São Francisco”

  1. Liliana Says:

    Querida Tatiana, eu adorei seu post sobre San Francisco.
    Seu feed está assinado e o blog devidamente linkado.
    Beijos!

  2. Luis Otavio Moraes Says:

    Oi Tatiana, tudo bem? Acabei de ler o seu blog sobre San Fransciso. Eu provavelmente irei para ai em Março deste ano. Vc acha que com U$2100,00 consegue se viver?
    Qualquer coisa deixo o meu email: luisotavio27@yahoo.com.br para conversarmos. Estou com várias dúvidas. Obrigado

  3. Cristina Says:

    ….sabe escuto agora Scott Mckenzie, São Francisco. Não tem como não olhar com doçura esta cidade, sua alma é única. Vc. tem sorte …. viva cada minuto. Acabar, tudo acabará um dia no universo e na terra, o duro é não viver…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: