Brasileiro cura mal de Parkinson em roedores usando estímulo elétrico na medula

Capa da Science mostrando experimentos da nova tecnica para tratamento de mal de Parkinson em camundongos-- a tecnica mas poderá ser testada em humanos já em 2010

Capa da Science mostrando experimentos da nova técnica para tratamento de mal de Parkinson em camundongos-- o procedimento poderá ser testado em humanos já em 2010

O assunto é capa da Science Magazine, publicação que há mais de cem anos divulga os avanços mundiais relevantes no campo das ciências.

O neurocientista paulista Miguel Nicolelis, da Duke University (Carolina do Norte, EUA) idealizou uma técnica para tratar os sintomas do Mal de Parkinson: um pequeno eletrodo —uma lâmina de metal— é conectado à coluna dos animais e ligado a uma bateria que dispara impulsos elétricos com frequência controlada. O método, potencialmente o primeiro a estimular a medula espinhal ao invés do cérebro, oferece uma abordagem menos invasiva em relação aos tratamentos já existentes. O procedimento teve sucesso num experimento com camundongos e poderá ser testada em humanos já em 2010.

Nos roedores, a estratégia conseguiu reverter os sintomas do Mal de Parkinson, doença degenerativa que afeta a habilidade motora e causa tremores. O uso da técnica para reverter a doença tem grandes chances de passar rapidamente da fase experimental para a clínica, já que a aplicação de eletrodos na medula já se provou segura para tratamento de dor crônica em humanos.

A equipe da Universidade de Duke já está trabalhando em colaboração com pesquisadores do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), sediado em Natal (RN), para testar o novo procedimento em primatas com o Mal de Parkinson.

É ótimo ver brasileiros que contribuem positivamente para a melhoria da vida no planeta. Parabéns ao doutor Miguel Nicolelis e equipe que vem fazendo a parte deles com sucesso.

Ah sim, visitem o laboratório virtual do  dr. Nicolelis aqui e vejam que mistura legal de ciência com música brasileira e futebol: ele não ignora as raízes!

Fonte:  Folha Online, IINN-ELS, Science, NicolelisLab.net, Wikipedia

Tags: , , , , , ,

3 Respostas to “Brasileiro cura mal de Parkinson em roedores usando estímulo elétrico na medula”

  1. Liliana Says:

    Que bacana, Tatiana!
    Adorei saber.
    Beijos!

  2. ROBERTO ROCHA Says:

    DIAGNOSTICADO RECENTEMENTE – SUPÕE-SE QUE EXISTA HÁ 3 ANOS – SE PRECISAR DE “COBAIA HUMANA” ESTOU ME CANDIDATANDO POIS NÃO PRETENDO FICAR ESPERANDO O FATÍDICO FUTURO –

  3. Raul Arraz Says:

    IMOBILIARIA EURO AMERICA

    Sra ,Sr …
    brasileiros ou que queira envestir no brasil !
    A IMOBILIARIA EURO AMERICA ,estamos dando a oportunidade de obter o seu imovel no brasil ou seu investimento.
    Seja sua primeira casa ,seja seu investimento,seja comercial
    nos apresentamos a voce (apartamentos,casas de praia,casas de campo, ,sitio,fazendas ,hotel e o espaço que sua empresa prescisa).

    Estamos ao seu melhor serviço.
    Estamos em alguns lugares da europa ,america e brasil.
    rauleuroamerica@hotmail.com
    contato@imobiliariaeuro-america.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: